Seja mais produtivo e não mais ocupado



A produtividade significa criar maiores resultados usando menos recursos. Para vários dos meus clientes em Coaching o recurso mais valioso é o tempo.


A grande questão então é como posso alcançar mais em menos tempo? Como posso ser mais produtivo?


Para a maioria das pessoas, quando ouvem que devem ser mais produtivos, pensam nas formar de encaixar mais tarefas no seu dia, e queixem-se, Marta já faço coisas demais, não sobra tempo para nada. A minha pergunta é como podes fazer o que já estás a fazer em menos tempo, e como podes te focar apenas nas tarefas que criam resultados desejados.


O primeiro aspecto para te tornares mais produtivo é ganhar clareza sobre o que queres alcançar, esta clareza tem que vir de um exercício profundo de clarificar o que realmente queres ver como resultado final e não como resultado intermédio. Tem que ser algo mesurável e que se explicares a alguém pode também ter a mesma clareza que tu. Quero iniciar o meu negócio pode parecer claro mas pode ser ainda mais clarificado incluindo dados como data e estágio desejado. Por exemplo até 30 de Dezembro quero iniciar o meu negócio e ter 10 clientes ou com facturação de valor x.


O segundo passo é acreditar que é possível ciar o que desejas. Tu tens que ser a pessoa que mais acreditas em ti e não estar a espera que outros acreditem em ti e no teu projecto para que possas tu acreditar. Quanto mais acreditares em ti e na tua ideia mais fácil será de tomar acção. Irás te apoiar e sem o teu maior fã.


De seguida cria uma lista de todas as tarefas que precisas de realizar para fazer o resultado acontecer. Lista absolutamente tudo, incluindo o que precisas de aprender. Para cada uma das tarefas, define o tempo que irás levar.


Finalmente, coloca todas as tarefa na agenda. Usa a tua agenda para te guiar rumo ao teu resultado.


Irás notar algo muito interessante.

  • Quando chega a hora de fazer, não te apetece

  • Quando estás no meio da tarefa, distrais-te com outras coisas como internete, whatsApp, comer, et

  • Procastinas!

Em suma, roubas muito tempo a gerir a ti mesma e a resistir a tarefa. Porquê se tu desejas o resultado?


É neste aspecto que o Modelo Mental e o auto coaching te podem ajudar.


Já imaginaste como seria descobrires exactamente que pensamento de faz perder tanto tempo?


Já imaginaste saberes com muita precisão porquê não estás a agir?


Eu posso dizer-te que é um PENSAMENTO e uma EMOÇÃO que não te deixam ser produtivo.


para seres mais produtivo tens que usar o Modelo Mental no teu dia a dia para te perceberes dos pensamentos que geram em ti medo, dúvida, ansiedade, vergonha, apatia,etc.


Que emoções não te deixam agir?


Marta Madeira


P.S. Já fazes parte da Academia da Mente? várias pessoas estão a aprender a usar o Modelo Mental para gerirem as suas emoções e a criarem resultados fantásticos nas suas vidas. Veja mais detalhes. https://www.mmcoaching-pt.com/modelo-mental-coach